Pesquise

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Matemática péssima



   Estava perfeitamente de acordo com o escrupuloso apóstolo Pedro buscar alguma fórmula matemática da graça. "Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim?", perguntou ele a Jesus. "Até sete vezes?" Pedro estava sendo cautelosamente magnânimo, pois os rabinos de sua época haviam sugerido três como o número máximo de vezes que se poderia esperar o perdão de alguém.
   "Eu lhe digo: Não até sete, mas até setenta vezes sete", replicou-lhe Jesus de imediato.

   A pergunta de Pedro provocou mais uma das incisivas histórias de Jesus, envolvendo um servo por algum motivo, acumula uma dívida de vários milhões de dólares. O fato de que, na realidade, nenhum servo poderia acumular uma dívida tão grande enfatiza a ideia de Jesus: confiscar a família do servo, seus filhos e toda a sua propriedade não reduziria consideravelmente a dívida a ser abatida. Ela é imperdoável. Todavia, o rei, tomado de compaixão, inesperadamente cancela a dívida e permite que o servo se safe sem pagar nada. 
   Quanto mais reflito sobre as parábolas de Jesus, tanto mais me sinto tentado a usar a palavra "péssima" para descrever a matemática do evangelho. Acredito que Jesus nos deixou essas histórias sobre a graça para nos induzir a evitar por inteiro nosso mundo toma lá da cá da ausência da graça e a entrar no reino da graça infinita de Deus. Como bem diz Miroslav Volf: "A economia da graça imerecida tem primazia em relação à economia dos méritos morais".
   Do jardim de infância em diante, aprendemos como obter êxito no mundo onde não existe a graça. Deus ajuda a quem cedo madruga. Para ganhar é preciso penar. Ninguém come de graça. Exija seus direitos. Pagou, levou, Conheço bem essas regras porque vivo de acordo com elas. Trabalho pelo que ganho; gosto de vencer; exijo meus direitos. Quero que as pessoas recebam o que merecem - nem mais, nem menos.
   Todavia, se eu me der ao trabalho de ouvir, vou perceber um forte sussurro provindo do evangelho dizendo que não recebi o que merecia. Merecia castigo e recebi perdão. Merecia ira e recebi amor. Merecia a prisão do devedor e, em vez disso, recebi um cadastro de crédito sem restrições. Merecia censuras severas e arrependimento expresso de joelhos e recebi um banquete preparado pra mim.

{Extraído do livro "Sinais da graça" - Philip Yancey}

Bem queridos loucos, esse textinho falou muito ao meu coração e me fez queimar meus neurônios pra gerar mudança em mim. Às vezes a gente tenta medir, teorizar, dimensionar a graça. Mas é favor imerecido, não existe nada que façamos que resulte em Deus nos amar mais ou menos. Nossa dívida era impagável, imperdoável, mas Ele pagou com Seu sangue precioso, nos perdoou. E nós, o que temos feito com o perdão que recebemos? Temos omitido ou temos compartilhado o que de graça nos foi dado? A matemática do Reino não é lógica, quanto mais eu dou, mas eu tenho. Quando perco, eu ganho. Isso parece loucura? Mas é... que o Jesus que vira a gente às avessas nos faça amar gente, como Ele ama GENTE e nos ajude a parar de tentar achar teorias para a graça. Vivemos por graça e amemos MAIS, nos doemos MAIS, perdoemos MAIS por esta mesma graça.

Na graça infinda que me virou às avessas,
Paula C.


6 Comentários...:

Mariáh disse... Responder comentário

Nossa, Paula, demais.
Philip Yancey escreve bem demais. A graça é linda demais.
Nossa matemática é exata demais. E a do Evangelho, péssima! hehe

Que Deus nos faça pensar todos os dias que nós não merecemos tudo o que ganhamos dEle!

Abração irmã louca!

Anônimo disse... Responder comentário

Amém! Isso foi uma confirmação, heim? kkkk! Aleluias! Glórias a Deus!! Realmente! O perdão não é uma conta simples de somar, mas uma PG (progressão geométrica), talvez... Afinal, os nossos pecados foram pagos pelo CORDEIRO. Está tudo PG. Isso para não entrarmos na geometria relativística de Einstein que mudou a geometria conhecida até então.... kkkk!! Não sei de nada disso!!! Amei o texto! Falou muito ao meu coração! Que Deus continue usando vcs duas para honra e glória DELE. Aleluias! Amo vcs. (Camila Linhares_IPB)

Jennifer Dias disse... Responder comentário

Como bem disse a Mariáh, a graça é linda demais. Ela ultrapassa qualquer ideia de que somos amados por obras, de que somos aceitos por obras, enfim... a graça é incrível mesmo. E é a partir desse momento em que somos tocados pelo espírito santo, que nos diz que a graça nos basta, que tudo passa a fazer sentido. Que toda a culpa desaparece do nosso ser. E aí, a pergunta que grandes poetas, filósofos e (acredito, todos) fazem: "Quem somos? Pra quê vivemos?", passa a ser respondida por essa mesma graça. Maravilhosa graça que nos responde dizendo que Ele veio para nos restaurar e renovar todos os dias com Sua doce misericórdia.
Fico MUITO, MUITO, MUITO feliz em saber que esse livro no qual te presentei tenha feito surtir tamanho efeito. Oro pra que o nosso Papai nos ajude a crescer sempre mais em sabedoria, para assim edificarmos o nosso lar, os nossos amigos, e à todos que ainda não conseguiram enxergar os SINAIS DA GRAÇA.

Eu amo vocês!
Para todo o sempre.
É a amizade de vocês, o blog e todo esse nosso diálogo que me leva a conhecer um pouco mais a cada dia sobre o amor de Deus.
Sou grata por isso.

{♥}.

Loucos Por Uma Causa disse... Responder comentário

@Mariáh É linda demais mesmo, Mari. Obrigada pelo apoio de sempre! Amamos você, irmã pirada! :)

Loucos Por Uma Causa disse... Responder comentário

@Anônimo Confirmação sim, Mila. haha
Se você não sabe nada disso imagina se soubesse, hein?! Amém, amada! Obrigada por tudo. Amamos muitão ocê! :)

Loucos Por Uma Causa disse... Responder comentário

@Jennifer Dias opa, mana! Você sempre nos deixa sem palavras. Está me edificando e muito, muito obrigada por tudo. E nós que somos eternamente gratas. Que graça linda, além de nos amar incondicionalmente nos dá amigos de fé, amigos irmãos como você. Te amamos :)

Postar um comentário

E aí, gostou do que encontrou aqui??
Tá esperando o quê pra comentar?!
Fique à vontade para dizer o que achou!E fique atento pois responderemos aqui mesmo! (:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...