Pesquise

terça-feira, 22 de maio de 2012

Igreja, pra quê te quero?

  A dúvida que consome muitas pessoas: afinal, para quê serve a Igreja?

  A Igreja é uma instituição criada por Cristo (Mt 16.18) onde todos aqueles que O recebem como Salvador se reúnem para juntos crescerem, se fortalecerem e adorarem a Deus. Assim como todo bebê quando nasce precisa de uma família que o alimente, proteja, cuide e que o faça se sentir amado e aceito, todo cristão precisa de uma igreja onde ele possa adorar a Deus, ter comunhão com outras pessoas, fortificar sua fé, descobrir e exercer seus dons e talentos e cumprir sua missão aqui na terra (levar outros a Cristo). A Bíblia compara a Igreja a um Corpo (Rm 12.5), onde todos os membros são extremamente necessários e onde todos precisam estar unidos. Você já viu uma mão andando sozinha por aí (e não estou falando de Família Addams!rs)? E apenas um olho caminhando tranquilamente pela rua? Acho que não, né?! Então, assim como em nosso corpo físico todos os membros precisam estar interligados para funcionar, assim somos nós como membros do Corpo de Cristo. Um cristão não pode sobreviver muito tempo sem ir à igreja, ela é essencial para o cristão. Você pode até dizer: "Ah, mas eu posso adorar a Deus na minha casa!"... Sim, claro que pode -e não só pode, como DEVE- mas é necessário termos uma igreja local à qual pertencer, pois lá, através da Palavra podemos ser edificados, através dos louvores podemos exaltar a Deus, através dos irmãos descobrimos o amor e a união, e a partir das diversas atividades podemos usar nossos talentos.
  Em tempos onde se fala tão pouco de união e comunhão, elas devem estar intrinsecamente ligadas à igreja. Jesus falou que seus discípulos seriam reconhecidos pelo amor que teriam uns pelos outros (Jo 13.35). A razão d'Ele ter instituído a igreja é para que tivéssemos um lugar ao qual pertencer, uma família! E família é para todos os momentos, bons ou ruins. Precisamos AMAR cada membro de nossa igreja, e amor se revela em atitudes, é ajudando aquele irmãozinho que enfrenta uma situação difícil, consolando algum outro, perguntando a uma irmã se ela precisa de alguma coisa, ou simplesmente, se está tudo bem com ela. Na Igreja Primitiva, de Atos 2.42-47, os cristãos literalmente tinham uma vida em comum: "Todos os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum. Vendendo suas propriedades e bens, distribuíam a cada um conforme a sua necessidade. Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração" (v.44-46). 
" 'Não é da sua conta' não é uma frase cristã. Somos chamados e ordenados a nos envolver na vida uns dos outros. Se você conhece pessoas que estão vacilando espiritualmente neste exato momento, é sua a responsabilidade de ir atrás delas e trazê-las de volta para a comunhão."¹ Brigas, diferenças, picuinhas, competição, não podemos deixar que NADA afete a unidade do Corpo de Cristo. É nosso dever amar, cuidar, proteger, ajudar, aconselhar e edificar nossos irmãos em Cristão, bem como zelar pela comunhão.
   Ok, é ótimo ir à igreja, assistir aos cultos, adorar a Deus, desfrutar do amor com os irmãos, mas o Pai também nos chama a servir. A todos nós Deus deu talentos, dons, habilidades, paixões, tudo para usar em prol de Sua obra e para glorificar Seu nome. E nem vem com aquela de "Ah, mas eu não tenho dom nenhum" ou então "Meu dom é ficar sentado assistindo o culto". Hey, o único dom que Deus não deu a ninguém é o de ser "esquentador de banco". Não é que Ele não te deu algum talento, é que você ainda não o descobriu! 
" Muitas pessoas egoisticamente buscam uma igreja da mesma forma como escolhem uma academia de ginástica. Eles querem a que lhes dê os maiores benefícios com menor custo. Igrejas localizadas em áreas de crescimento, normalmente tem gente 'saindo pelo ladrão', enquanto as igrejas situadas em áreas difíceis, onde o ministério é tão necessário, frequentemente estão desesperadas com a falta de cristãos que queiram trabalhar. Hoje, parece que a maioria quer se sentar e ser servido, mas poucos querem se levantar e servir. Ao procurarmos uma igreja, nossa oração não deve ser, 'O que esta igreja pode fazer por mim?', mas ao contrário, 'O que eu posso fazer por esta igreja?'."²                     
  E pra você que vive dizendo que saiu da igreja X porque alguém falou algo que você não gostou, ou porque te olharam de uma forma que não te agradou, ou ainda porque era chata e sei-lá-mais-o-quê, posso te falar uma coisinha? Na minha igreja também tem pessoas que já falaram coisas que não gostei, pessoas que me entristeceram, mas sabe qual é a real? TODA igreja vai ter um defeito, TODA igreja tem pessoas chatas, arrogantes, legais, sinceras, bonitas, feias, sabe por quê? A igreja é feita de seres HUMANOS, como eu e você, que tropeçam mas se levantam, que erram mas também acertam, que tem seus dias de luta mas também de glória. Você pode ir à todas as igrejas, SEMPRE vai ter um alguém com quem você não vai concordar, um outro que vai te magoar, mas até chegarmos no céu, isso vai rolar. Nossa salvação é muito importante, por isso devemos protegê-la dessas coisas. E vai me dizer que você nunca magoou alguém também? 
   Vá à igreja por Cristo e para Cristo, não procurando agradar alguém, ou só para cumprir o ritual do domingo. Faça de sua ida à Casa de Deus seu encontro apaixonado com o Amado de nossas almas, Jesus. 


 "Você pode passar a vida inteira buscando a igreja perfeita, porém, jamais irá encontrá-la.  Você foi feito para amar pecadores imperfeitos, assim como Deus faz."³




*1 e 3 - WARREN, Rick. Uma vida com propósitos.
* 2 - FRIZZELL, Gregory. Retorno à santidade.




 Pedacinho do Corpo de Cristo,
                                   Débora F.

2 Comentários...:

Cah disse... Responder comentário

Jesus instituiu uma igreja?? Ondee??

Loucos Por Uma Causa disse... Responder comentário

@Cah Jesus não instituiu UMA igreja, mas sim A igreja, ou seja Ele não instituiu uma denominação em específico, Ele "criou" a Igreja (em geral), um lugar onde os cristãos se reunissem. Hoje temos muitas denominações, mas sempre parte de um Corpo - o Corpo de Cristo.

Postar um comentário

E aí, gostou do que encontrou aqui??
Tá esperando o quê pra comentar?!
Fique à vontade para dizer o que achou!E fique atento pois responderemos aqui mesmo! (:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...