Pesquise

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Porque oramos tão pouco - e tão mal

Nada é mais vital para nossa vida pessoal, familiar, comunitária, do que a oração, esse encontro com Deus Pai, por meio do Filho, no poder do Espírito Santo. Tudo o que prospera, vinga, frutifica, vai pra frente na nossa experiência pessoal é fruto da oração.

Mas não damos à oração a atenção e a energia que essa prática tão poderosa merece !
E por isso , nossa mendicância espiritual, nossa espiritualidade tão esquálida e subnutrida.
Outro dia, relia um livro especial para mim, um dos diários de Henri Nouwen, no qual ele relata suas lutas com a oração. ” É mais fácil falar, pregar, ensinar sobre a oração do que orar “.
Nada mais correto, eu preciso dizer.
Por que oramos tão pouco e tão mal? Algumas hipóteses - e possiveis atitudes a serem tomadas:
1. Oramos pouco por que “orar dá trabalho “( não é divertido ) .
É isso mesmo! Temos mais o que fazer, não é mesmo? Assistir tv ( 5h e meia por dia, segundo o IBOPE ! ), curtir o Facebook, com sua infinidade de posts tão “relevantes ” ( 7h por mês, segundo o proprio Facebook ). Orar é, digamos, chato: ficar lidando com nossos pecados e suas consequência, lutando com Deus pelo que vale a pena, enfrentando o Diabo, nas suas artimanhas e ciladas de morte, roubo e destruição… ufa, isso cansa só de pensar !
2. Oramos pouco por que não temos tempo.
Trabalhamos muito. Enfrentamos o trânsito de SP e do ABDC todos os dias. Chegamos em casa mortos. Gastar o tempo precioso de descanso, de lazer com “o problema da oração “, ninguém merece. Deixe isso pro pastor !
3. Oramos pouco por que não sabemos orar.
De todas as nossas desculpas e subterfúgios, essa é a única que procede. Orar não é mesmo fácil. Mas podemos aprender juntos, seguindo o exemplo de homens e mulheres que andaram com Deus, que creram, apesar das adversidades, que perseraram na fé, não obstante o seu intenso sofrimento, que descobriram na oração uma fonte poderosa de paz e transformação interior :
“Sim, Deus, nos concede paz. Porém a paz que ele nos dá não é a paz das pessoas que evitam coisas desagradáveis. Não é a paz que se obtém quando se evita falar sobre assuntos dolorosos ou tocar em certas feridas. É uma paz obtida com dificuldade ao se aprender a orar. É preciso combater a maldade, derrotar a apatia, desafiar o cansaço, confrontar a ambição”. ( Eugene Peterson, “Animo “)
Talvez eu deva acrescentar mais uma desculpazinha: oramos pouco porque, no fundo no fundo, sabemos que orar é mudar, é se envolver com as coisas de Deus, é dizer não para a carne, é confrontar as armadilhas alienantes do mundo, é ser convidado a seguir Jesus de modo radical, amando radicalmente, perdoando radicalmente, servindo radicalmente…
Escrevo isso ao considerar a denúncia de Paulo, em Filepenses 2.21: “Todos buscam os seus próprios interesses e não os de Jesus Cristo ” ( NVI )
 ....
Gostei muito desse texto do Gerson e quis compartilhá-lo com vocês! ;)  Muitas vezes (pra não dizer a maioria delas) sentimos um certo desânimo na hora de orar, mas a real é que sem oração nossa vida não anda!  :/ A oração nos liga a Deus e nos leva para mais perto dEle! Que o Pai nos ensine a cada dia a orar, afinal oração é simplesmente falar com nosso Melhor Amigo.  Aproveite essa tarde linda para falar com o Pai e colocar todos os assuntos em dia com Ele! ;)  Jesus, Paz e Amor a todos! 
Débora F.

3 Comentários...:

prettypetuty disse... Responder comentário

Olá.

Adorei seu blog!!! Espero q Deus possa continuar te edificando cada dia mais para poder usar teu blog como meio de trazer muitas pessoas até Ele! Estou te seguindo!

http://prettypetuty.blogspot.com.br

Xoxo

António Je. Batalha disse... Responder comentário

Olá , passei pela net encontrei o seu blog e o achei muito bom, li algumas coisas folhe-ei algumas postagens, gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns, e espero que continue se esforçando para sempre fazer o seu melhor, quando encontro bons blogs sempre fico mais um pouco meu nome é: António Batalha. Como sou um homem de Deus deixo-lhe a minha bênção. E que haja muita felicidade e saude em sua vida e em toda a sua casa.
PS. Se desejar seguir meu blog fique á vontade, eu vou retribuir.

Poly disse... Responder comentário

Sempre que posso dou uma passadinha por aqui e em todas as vezes sou edificada , sem dúvidas uma maneira surpreendente de Deus falar conosco..sempre me identifico,retenho e acabo passando pra outros.. sem dúvidas uma palavra revelada por Deus! Que Ele os abençoe e sustente de maneira grandiosa!

Postar um comentário

E aí, gostou do que encontrou aqui??
Tá esperando o quê pra comentar?!
Fique à vontade para dizer o que achou!E fique atento pois responderemos aqui mesmo! (:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...