Pesquise

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Chorar faz bem


Chorar faz bem. Limpa os olhos, lava a alma, deixa o peito mais leve. Há choro ao nascermos e choro ao morrermos. E muito choro entre as duas pontas da linha da nossa vida precária, tão breve existência ” desse lado do Jordão “. Por que choramos ? O choro, dizem em uníssono , psicólogos e médicos, antropólogos e religiosos , é uma resposta natural aos estímulos emocionais. Por isso choramos de alegria, de tristeza, porque sentimos falta - de alguém , porque fomos abandonados - por alguém. E é claro que o choro é igualmente uma reação humana a dor física. Lembra como chorávamos quando martelávamos um dedo ou ralávamos o joelho nos tempos aventureiros ( e perigosos ) de moleques de rua, a maravilhosa , indomável , inesquecível infância?

Mas , de repente, os olhos se revelam secos. Do nada - ou, a bem da verdade que nos escapa, inconsciente - do tudo, a aridez dos olhos. Olhos que lacrimejavam à toa, olhos que marejavam por pouco, lubrificando a visão do mundo do homens e dos homens do mundo, olhos que se permitiam ser olhos , posto que um olho que não conhece lagrima é feito um coração que não acelera.
A propósito , olhos e coração estão profunda e inevitavelmente conectados. O olho é extensão do coração. A ponta visível do coração é olho. Um afeta o outro. O que pomos diante dos olhos afeta o que está dentro do coração. O que está dentro do coração atinge ” as janelas da alma”, os olhos.
Ontem uma amiga me contou sobre sua dificuldade de ” chorar diante de Deus “. Entendi que ela se referia à oração, aos exercícios devocionais: ler a Biblia ou outros livros inspirativos, praticar disciplinas espirituais tais como a adoração , meditação, silêncio e solitude orante - ficar só e quieto com Jesus. Isso é a um só tempo um problema e uma oportunidade. É problemático pois revela o estado dos afetos : Deus já não lhe toca. Deus já não lhe afeta emocionalmente. E, se uma religião que se constrói sobre sentimentos é perigosa, uma espiritualidade que os excluí é destrutiva! ” É mais facil esfriar um fanático do que ressuscitar um cadáver” , afirmou o Irmão André. A questão não está nos olhos, mas no coração. Ainda que a emoção traga em si um inquestionável componente involuntária ou inconsciente , é muito bem possível, desejá-lá , intencionando certos afetos. Assim como amantes , um casal que se ama e se deseja, pode ambientar seus sentimentos e emoções, com lembranças , presentes, lugares , jantares e luz de velas , podemos ambientar nosso encontro com Deus de modo que seja de fato um encontro. Pessoal. Não apenas uma experiência do intelecto , mera formalidade religiosa, oca, seca , sem sinal de vida e paixão. A secura dos olhos é, por outro lado, rara oportunidade de revisão de vida. Perguntas importantes, reveladoras e terapêuticas devem ser feitas : ” o que me tornou assim, tão duro, tão insensível ? ” Quando me sinto trilhando essa caminho desértico , ajuda muito ” a leitura do mundo ” , na expressão famosa de Paulo Freire. Contemplar os pobres , contemplar a miséria , contemplar os desvalidos , os desprovidos , os marginalizados. Olhar para o outro, compassivamente, pode ajudar a ( re ) encontrar a alma , contemplativamente. Dois poetas que admiro podem nos socorrer nessa síndrome dos olhos ressecados - Cecilia Meireles, numa confissão , Jorge Camargo , numa oração.
Cecília :
Retrato
“Eu não tinha este rosto de hoje,
assim calmo, assim triste, assim magro,
nem estes olhos tão vazios, nem o lábio amargo.
Eu não tinha estas mãos sem força,
tão paradas e frias e mortas;
eu não tinha este coração que nem se mostra.
Eu não dei por esta mudança,
tão simples, tão certa, tão fácil:
Em que espelho ficou perdida a minha face?”
Jorge :
” Amolece meu coração ,
Molha os meus olhos,
revigora o meu viver,
aquece a minha oração .
Só me resta uma palavra - amém !

0 Comentários...:

Postar um comentário

E aí, gostou do que encontrou aqui??
Tá esperando o quê pra comentar?!
Fique à vontade para dizer o que achou!E fique atento pois responderemos aqui mesmo! (:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...